quarta-feira, 7 de abril de 2010

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO PARKINSON

O Grupo Lótus – Associação Parkinson da Baixada Santista é uma pessoa jurídica sem fins lucrativos que surgiu em agosto de 2008 com o objetivo de integrar socialmente pessoas com Parkinson, bem como seus familiares e cuidadores. Hoje, o grupo atende cerca de 200 pessoas, incluindo portadores de Parkinson , familiares e cuidadores.

No Brasil, 3% da população possui Parkinson. Em 85% dos casos, a doença afeta pessoas com mais de 60 anos. Como 12,5% da população santista tem mais de 65 anos, pode-se considerar que há na cidade um número grande de pessoas com Parkinson (em torno de 1.600 pessoas).

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que traz dificuldades de locomoção. Essa doença provoca a diminuição da produção de um neurotransmissor chamado dopamina, o que gera distúrbios motores.

Consequentemente, a pessoa com Parkinson apresenta dificuldades para realizar as atividades do seu dia-a-dia, como falar, andar, trabalhar, escrever, cozinhar etc. E essas dificuldades motoras levam o parkinsoniano a uma tendência de autoisolamento, já que, muitas vezes, ele sente vergonha de revelar as suas dificuldades perante os outros.

Nesse sentido, o Grupo Lótus surgiu com o escopo não só de oferecer uma série de atividades gratuitas que proporcionam uma melhora do quadro clínico do portador de Parkinson, já que essas atividades estimulam o corpo e a mente do paciente, senão também criam situações de interação entre os portadores da doença entre si; entre os portadores e as suas respectivas famílias, que também participam das atividades; e, principalmente, entre os portadores e a sociedade como um todo, gerando um ambiente de maior solidariedade, respeito e cidadania.

Assim, o Grupo Lótus viabiliza não só uma melhora clínica do paciente, por exercitar o seu corpo e a sua mente, como também leva à interação social das pessoas com Parkinson, através da nossa filosofia do “ABCDE” (Amar, Brincar, Cantar, Dançar, Exercitar).

São oferecidas aos pacientes atividades como as de dança de salão, alongamento, canto-coral, estimulação-cognitiva, oficina de memória, oficina de moda, aulas de artesanato e grupo de autoajuda. Todas essas atividades são gratuitas e desenvolvidas por profissionais voluntários e bem qualificados.

No dia 10 de abril, próximo sábado, o Grupo Lótus comemorará o Dia Mundial do Parkinson no SESC de Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136) a partir das 10 horas da manhã. Haverá café da manhã seguido da fala dos médicos Edson Amâncio e Cláudio Correa sobre a doença. Depois, teremos a apresentação do coral do Grupo e, por último, uma caminhada na praia. A atividade é aberta à sociedade e a entrada é franca. Esperamos vocês.

O Grupo Lótus desenvolve suas atividades costumeiras de segunda à sexta no período da tarde em sua sede, localizada na Av. Conselheiro Nébias, 368-A, segundo andar, sala 205, em Santos. O telefone para contato é 13-97114827. Nosso site: www.grupolotus.org.br.

Nenhum comentário: