sexta-feira, 12 de março de 2010

DOENÇA DE PARKINSON AUMENTA O RISCO DE MELANOMA

Por Ana Katharina Leite em quinta-feira, 11 março 2010
Exames de mais de 2.000 pessoas com doença de Parkinson (DP) mostraram que cerca de 1 % dessa população teve melanoma. O estudo foi realizado pelo Dr. John M. Bertoni, da University of Nebraska em Omaha, e seus colegas.
Vários estudos têm encontrado um maior risco de melanoma entre pessoas com DP, que sofrem com a morte de células do cérebro que produzem a dopamina – uma substância química importante para muitas funções importantes no cérebro . No entanto, ainda não está claro se este aumento do risco deve-se aos medicamentos para tratar a doença de Parkinson ou à doença em si.
Para investigar mais, Bertoni e colegas foram a 31 centros na América do Norte estudaram 2.106 pacientes com DP. Os primeiros pacientes foram submetidos a um exame neurológico e, em seguida, uma segunda visita incluiu um exame dermatológico, com biópsias de quaisquer suspeitas.
Os investigadores encontraram 20 melanomas localizados entre os participantes do estudo e outros 68 pacientes relataram ter uma história de melanoma.
Entre os pacientes que vivem em os E.U., o risco de ter melanoma foi mais que o dobro da população geral. Quando os resultados foram comparados com as estatísticas dos programas de rastreio do cancro da pele executado pela Academia Americana de Dermatologia, os investigadores encontraram que os pacientes de Parkinson tem risco mais de sete vezes maior de desenvolver melanoma.
Desde 1970, uma série de relatos de casos sugeriram que a terapia com levodopa na doença de Parkinson aumenta o risco de câncer de pele. No estudo atual, quase 85 por cento dos pacientes tinham tomado a levodopa, mas os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de que esta droga está associada com o risco de melanoma.
Este estudo fornece mais evidências de que o melanoma ocorre mais freqüentemente em pacientes com doença de Parkinson do que na população em geral e apóia o aumento dos cuidados em relação ao melanoma em pessoas com doença de Parkinson.
Ana Katharina Leite.
Fonte: Arquivos de Neurologia (mar, 2010).

Nenhum comentário: