sexta-feira, 19 de março de 2010

CUIDADO NO CALÇADO DOS IDOSOS!

Por Ana Katharina Leite em segunda-feira, 15 março 2010.

A American Geriatrics dá algumas dicas sobre calçados para essa faixa etária:

- NÃO use sapatos folgados (principalmente atrás); USE sapatos que se ajustem bem aos pés;

Realmente, gente, sapatos com folga não são indicados. É mais uma coisa para o idoso “dar conta” em meio às dificuldades do envelhecimento, como no caso da repercussão na marcha (os fisioterapeutas de plantão podem explicar isso com propriedade) causada pelas alterações de equilíbrio, de força, de amplitude na fase de balanço (aquele momento que tiramos o pé do chão para dar uma passada).

Na cognição, temos alterações não só de memória no envelhecimento, mas de outras funções, como a atenção. E precisamos de muito mais atenção para continuamente ajustar os pés no sapato para não cairmos enquanto damos conta de andar e de evitar obstáculos e quedas. Sendo assim, sapato justo é realmente uma regra!

- NÃO use chinelos de dormir (pantufas, né?!);

Acredito que isso também serve para qualquer sapato aberto atrás. Já prestaram atenção no fato de que, ao fazer uma curva, nossas sandálias abertas atrás podem não acompanhar o movimento dos pés? Pois, é… E isso pode ser o motivo de uma queda.

- EVITE salto.

Basta qualquer uma das nossas leitoras lembrar o desafio que é estar de saltos. Claro que existem os mais desafiadores, aqueles que quase são impossíveis de se unir à ideia de conforto, e também os com saltinhos. No entanto, quando a regra é conforto e segurança, a melhor opção é esquecer os saltos!

Ah - ainda tem uma outra questão: os cadarços e a fivelas pequenas e mal planejadas. Dependendo dos idosos de que estamos falando, alguns deles, por problemas articulares, têm dificuldades em fazer os laços. Esse é um dos motivos pelos quais velcros e sapatos sem fecho são bem aceitos por esse público.

Essas dicas são básicas e importantes para quem cuida e/ou é responsável por idosos!!

O que eles priorizam é a funcionalidade.

Aqui no Brasil, há uma empresa que revende sapatos americanos, 'Natural Step'. Segundo o site, você encontra sapatos “feitos em 4 larguras e bases diferenciadas, ponto e meio ponto , palmilha removível para acomodar prótese, palmilhas acomodativas e corretivas, forro de couro para perfeita distribuição de carga, com solado de alto teor de PU de longa durabilidade”. Confiram: http://www.netserv19.com/ecommerce_site/categoria_30407-30550_1706_Linha-Diabetico-Natural-Step

Hoje, nos Estados Unidos, essa marca é o calçado oficial do diabético, registrado no SADMARC E.U.A e aprovado também no Brasil pelo “SBD”( Associação Brasileira do Diabético). Um calçado feito para facilitar o trabalho do Ortesita e Protesista (líder no mercado americano, agora no BRASIL). E refere que ajuda em casos como: Joanetes; Pés Pronados; Dedos em garra, etc.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, fui ao site e adquiri um par de calçados para minha mãe, e ela esta muito satisfeita ajudou ela a caminhar com mais firmeza.