terça-feira, 9 de março de 2010

Ampliando horizontes

Parkinson é uma doença degenerativa que acarreta problemas físicos, principalmente motores. Por vezes, surgem também problemas psicológicos.

Normalmente, a doença tem incidência em uma parcela da população com idade superior a sessenta anos, embora existam casos de pessoas mais jovens portadoras da sua sintomatologia.

A atuação persistente e meticulosa de profissionais da área da saúde viabiliza o fortalecimento dos músculos, bem como a coordenação motora e o equilíbrio dos pacientes, que são capazes de visualizar uma melhora efetiva no seu quadro clínico.

Essas informações, embora importantes, não parecem novidade.

Isso porque um dos principais componentes do tratamento dos portadores de Parkinson nem sempre é localizado nas estantes das farmácias ou nos receituários médicos. Falo da solidariedade.

Trata-se de um ingrediente que, embora não raro, é extremamente precioso e de difícil armazenamento. Uma vez empregado, no entanto, dissemina-se mais facilmente, graças aos sentimentos despertados em cada pessoa que lida direta ou indiretamente com esse problema.

Sendo inquestionável a importância da humanização do tratamento destinado ao Parkinsoniano, o Grupo Lótus, ao lado da Associação Brasil Parkinson (http://associaobrasilparkinson.blogspot.com/), reforçando valores de solidariedade, busca a inserção social do portador de Parkinson, quer seja por meio do oferecimento de oficinas que propiciam, paralelamente aos cuidados de saúde, momentos de interação de grupos, quer seja por meio do simples bate-papo, da troca de experiências ou de informações relativas à doença, ao preconceito, às dificuldades, às metas atingidas ou, simplesmente, às diferentes visões de mundo.

Colocamo-nos, assim, à disposição para o compartilhamento das experiências de cada um de vocês, ou melhor, de cada um de NÓS, que somos igualmente seres humanos, merecedores de respeito e de uma vida digna, sadia, plena e feliz.

E obrigada à família da Associação Brasil Parkinson por nos receber de braços abertos em seu Blog, abrindo caminhos para um diálogo sem fronteiras na questão do Parkinson.

2 comentários:

Baldoino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Baldoino disse...

Danielle,

Leve a Diretoria e associados do Grupo Lótus a solidariedade e o abraço fraterno dos diretores e associados da Associação Brasil Parkinson - ABP.

Estamos juntos nessa jornada para melhorar a vida da família parkinsoniana do Brasil.

Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido em prol dos doentes de Parkinson da Baixada Santista.